terça-feira, 28 de abril de 2009

Pede pra sair seu 05...

Infelizmente não consigo mais entrar no blog frequentemente. Pelo menos não foi possível na última semana. A verdade é que os trabalhos estão acabando comigo (e com o resto da turma). Se você é uma das 5 pessoas que acompanha esse blog, deve lembrar do meu trabalho, do meu calvário, 1 mês sem assistir TV. Pois bem, terei que recomeçar. Tantas coisas na cabeça me fizeram esquecer de anotar diariamente essa experiência, e com mais de uma semana perdida, resolvi reiniciar. Mas antes vou aproveitar um pouquinho esse período que precede a nova abstinência. Começo dia 1º de maio. Às vezes acho que uso o fato de não ter feito esse relato diário apenas como desculpa. Imagino a professora Ana como um capitão Nascimento da comunicação: "Pede pra sair 05, pede!" E eu, fragilizado pelas cadeiras e atormentado pelo mau-humor de alguns professores, apenas repito freneticamente, "Eu desisto senhor, eu desisto". Mas, mudando de assunto, alguém aí ainda não conhece a nova moda da internet, o Twitter? Não, eu ainda não fiz o meu. O que me inquieta é querer saber o que leva as pessoas a esses modismos instantâneos. E eu com saudades do mIRC... bons tempos!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

E a tortura começa...

Como prometido semana passada, iniciei meu castigo. Confesso que imaginei ser fácil, mas toda hora alguém está vendo TV e inevitavelmente o olhar é desviado para a tela. A seguir, um relatório diário para melhor acompanhamento desse desastroso processo.




Quinta-feira, 09 de abril de 2009

O mais difícil não é ficar sem ver TV, mas lembrar que devo ficar sem ver TV. Já pela manhã, antes de sair de casa, ouvi ao longe o som da televisão no quarto de minha mãe. O dia foi tranquilo, e nem lembrei da promessa de que iniciaria esse trabalho hoje. Cheguei em casa perto das 20h. Como de costume, meus avós estavam assistindo a novela. Apenas para contextualizar, vim passar o feriadão na casa dos meus avós, em Rio Pardo. Minha mãe permaneceu em Lajeado. Sentei à mesa para descansar e sem perceber, assisti um pedaço do JN também. Após o banho, fui jantar e mais uma vez o televisor chamou minha atenção. É incrível como nem percebemos algo tão marcado em nossas vidas. Um simples ritual diário de sentar-se com a família para assistir ao noticiário ganha outro significado quando temos consciência disso. Mas resisti. No momento em que recordei a promessa e o trabalho desviei o olhar da televisão. Minha avó continuou assistindo. A única coisa que ainda me atrai é o som. Ouvir a novela das 9, a Juliana paes, o Toni Ramos, e companhia ainda desvia minha atenção. Mas não posso simplesmente pedir para que minha avó desligue a televisão. O calvário é meu e não pode ser compartilhado. Prefiro pensar que amanhã tudo será mais fácil.


Sexta-feira, 10 de abril de 2009

A manhã foi tranquila. Devido ao feriado, acordei perto das 10h. Sai para buscar algumas partituras e nem lembrei do trabalho. Durante a tarde também foi normal. Já adquiri o hábito de não assistir TV nesses horários. Normalmente estou em aula e depois vou para o trabalho. À tardezinha, fui ver minha namorada. Não se preocupem, nenhum detalhe sórdido será relatado aqui. Apenas assistimos filme (Procurando Nemo, que ela adora). Não recordo a professora ter mencionado ser proibido assistir DVD, então, acredito estar isento quando se trata de filmes. De qualquer forma, sendo proibido ou não, não vou deixar de assistir. O grande problema foi quando meus sogros chegaram e foram assistir novela. Tentei desviar o olhar, mas se nem na casa de meus avós me sinto no direito de pedir para que desliguem a televisão, tampouco isso aconteceria na casa de meus sogros. Apenas sugeri que fôssemos para o computador, tentando fugir da tentação de olhar a novela das seis uma vez mais. De noite assisti outro filme. Se cineminha for proibido, já desobedeci todas as regras do trabalho.


Sábado, 11 de abril de 2009

Passei grande parte do dia fora de casa. Ao acordar, estudei. Logo após o almoço sai para o ensaio. Não há muito o que contar. Normalmente não chego perto da televisão nos sábados. Dessa vez não foi diferente. De noite fui à casa de uma amiga. Tocaríamos naquela noite no Taquari, um conhecido clube da cidade, no aniversário de um Piquete. A correria do dia tornou a tarefa mais tranquila...


Domingo, 12 de abril de 2009

Feliz Páscoa. Eu, meu tio e meus avós acordamos cedo. Viemos passar a Páscoa em Lajeado com miha mãe. Durante o almoço, sentei de costas para a TV para evitar riscos. Após, deitei no sofá e acabei cochilando. Mas assisti um pedaço de "Madagascar" - eu avisei que não deixaria de ver os filmes. Durante o resto do dia foi fácil. Apenas vi o Faustão quando passei, quase de noite, na frente do televisor ligado.


Segunda-feira, 13 de abril de 2009

O dia ainda não terminou mas "deu tudo certo". De manhã, em aula, passei uma vez em frente ao televisor colocado no bolco 5. Só deu tempo de ver a imagem das "Três espiãs" antes de lembrar do trabalho. À tarde, fiquei trancado em meu quarto. Não trabalhei hoje. Digamos que a crise financeira me forneceu um período de férias - forçada. Mas isso não vem ao caso. Em outro post eu conto melhor essa história (e tenho ainda que contar sobre minha relação com a música, algo que prometi há um bom tempo). Passei a tarde tocando para não cair novamente na tentação. A única coisa que sei é que hoje de noite, na Tela Quente, o filme será "Se Eu Fosse Você". Faz tempo que quero ver esse filme. Não vou perder. E o trabalho? Já disse que não vou deixar de assistir aos filmes. Nos intervalos eu saio. Volto apenas quando recomeçar o filme. Que argumento fraco não é? Amanhã quem sabe eu comece a levar mais a sério o trabalho... ou não.



quarta-feira, 8 de abril de 2009

O calvário

Embora pareça, este blog não está abandonado não. É que está cada vez mais difícil conseguir tempo e inspiração para postar. De qualquer modo, vim atualizar as postagens.

Amanhã começa meu calvário. Como assim? Já explico. Em meio a tantos trabalhos, um em especial veio desafiar os alunos de Teoria da Comunicação II com a Professora Ana Maria: ficar 1 MÊS sem assistir TV. Ahhh, moleza!! Moleza?? Logo que o trabalho foi solicitado, pensei que realmente fosse fácil, mas agora, com a data se aproximando, será que é tão simples? O objetivo é testar o quanto a televisão é importante em nossas vidas. Devemos fazer um diário contando o que sentimos sem a TV, se ela faz falta, se não faz... essas coisas. Vou tentar atualizar diariamente o Blog contando essa experiência. Mas, devido ao feriadão, a primeira postagem será apenas segunda-feira. Um resumão do final de semana. Então, boa sorte a todos nessa peleia...


Maldito Super Size Me. Tinha que dar idéia para a professora?? Bom, pelo menos já assisti a final do Big Brother...

Jovem Foca