segunda-feira, 18 de outubro de 2010

LS Jack na terra do Barril de Chopp

Foi tudo meio repentino. Até alguns dias antes da festa, o nome da banda não estava na programação. De fato, todos os anúncios, toda a publicidade da 26ªOktoberfest estava "incompleta", devido à introdução repentina de uma banda do sudeste do país. O grupo em questão chama-se LS Jack, uma das principais bandas brasileiras do início dos anos dois mil. Dona de sucessos como "Carla", "Uma Carta" e "Sem Radar", o conjunto carioca foi abalado, em 2005, por uma lipoaspiração mal-sucedida no vocalista, Marcus Menna. Em 2010, a banda voltou ao cenário nacional em uma turnê, com a volta de Menna.

O show estava marcado para as 21h, mas o atraso é habitual. Ainda assim, foi exagerado. O grupo subiu ao palco às 23:20, com mais público do que eu esperava. Em seu retorno ao sul do país, Marcus Menna subiu mancando levemente, com uma certa dificuldade em articular o pensamento. A banda começou a tocar, enquanto o vocalista dava "oi" ao público com uma certa dificuldade. Sim, ficaram sequelas. A introdução da música acabou, mas Menna perdeu o tempo de entrada da melodia. Um olhar rápido para o baixista Vitor Queiroz, que cantava a música, baixinho, para ajudar o vocalista a encontrar o ritmo. Enfim o LS Jack voltava à ativa.

A cada música que se iniciava, o olhar de Menna era desviado para Vitor Queiroz. O vocalista teve dificuldade de interagir com o público de forma constante e a insegurança estava marcada em sua voz. Ainda assim, cantou alguns dos principais sucessos da banda e mandou recados de agradecimento ao público, pela energia, pelo apoio e pela chance de fazer aquilo que mais gostam: tocar um bom rock'n roll. Todas as músicas foram recheadas com solos de guitarra e backing vocals. As canções variavam, ora tocavam alguma desconhecida, ora tocavam um de seus sucessos. Mas o público ainda estava na expectativa. Queriam mesmo era ouvir uma única canção. E foram atendidos.

Os presentes cantaram, desesperadamente, aquele que foi o maior sucesso da banda. O refrão de "Carla" ecoava pelos arredores da oktoberfest. Vozes de adolescentes, adultos, homens e mulheres em um uníssono. Mais do que um espetáculo musical, proporcionado principalmente pelo conjunto que acompanhou Marcus Menna, o sucesso da noite estava no apoio do público. É provável que sua voz nunca volte a ser a mesma. Menna perdeu a desenvoltura sobre o palco, parte de sua afinação e de sua auto-estima cantando. Mas mostrou que tem o apoio e a amizade dos seus companheiros de banda. Mais do que isso, conta com a compreensão do público, ainda fiel e apaixonado. O show era aberto e gratuito. Mas dinheiro algum poderia pagar a chance de assistir ao retorno daquela que já foi uma das melhores bandas do país.

11 comentários:

  1. Poxa é lamentavel ver o que vc escreveu, o Marcus Menna cantou super bem suas canções, mais entrou no palco como qualquer um entraria.. ele estava super bem, cantando afinado, e enteragindo bem, vc ainda vai ouvir falar mais ainda no nome do Ls Jack meu camarada...
    o LS JACK vai gravar um cd em breve e o Marcus Menna vai continuar seu tratamente e se DEUS quizer a voz dele vai voltar, ele é um artista de muita superaçã e cheio de fãs que veio até de outros estados para ver esse show!!
    LS JACK o melhor show da Oktoberfest!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Poxa é lamentavel ver o que vc escreveu, o Marcus Menna cantou super bem suas canções, mais entrou no palco como qualquer um entraria.. ele estava super bem, cantando afinado, e enteragindo bem, vc ainda vai ouvir falar mais ainda no nome do Ls Jack meu camarada...
    o LS JACK vai gravar um cd em breve e o Marcus Menna vai continuar seu tratamento e se DEUS quizer a voz dele vai voltar a mesma tá quase lá, ele é um artista de muita superação e cheio de fãs que veio até de outros estados para ver esse show!!
    LS JACK o melhor show da Oktoberfest

    ResponderExcluir
  4. Cara... com todo respeito a tua opinião, o amor pela música tá muito além de tudo isso que vc escreveu. Não sei se vc tem noção que o Marcus Menna ficou semanas em coma e suas funções motoras foram comprometidas. Ele estar cantando é um milagre divido, ele é um cara que sempre acreditou na sua recureração e com certeza a banda vai estourar de novo em todo Brasil, aguarde e vc verá. Eu serei o primeiro a lembrar vc disso aqui no seu blog. Sua crítica quanto a musicalidade do Marcus é de alguém que com certeza não possui percepção musical, pois apesar de ele falar com dificuldade, está cantando afinado e no tempo. Respeito, mas sinceramente lamento seus comentários sobre a banda. Aguarde e verá.

    ResponderExcluir
  5. Nossaaa,não tive a oportunidade de ver o show do ls jack...mais sou apaixonada por essa banda!lamentavel o que aconteceu com o Marcos,mas devemos por em conta que ele esta se esforçando ao maximo para fazer o que gosta!e tenho toda certeza que a banda vai voltar a ser o sucesso de antes!

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de comentar que gostei dessa parte de sua reportagem "Mas dinheiro algum poderia pagar a chance de assistir ao retorno daquela que já foi uma das melhores bandas do país". É desse tipo de referência que a banda precisa nesse momento, mensagem positiva e de otimismo para quem já passou por muita dificuldade. Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  7. FIQUEI TRISTE COM TODA A DESCRIÇÃO. PRIMEIRO, COMO JORNALISTA VC DEVERIA ESTAR BEM INFORMADO.A CIRURGIA OCORREU EM 2004, E NÃO 2005 COMO VC DISSE(..MAS SEI QUE JORNALISTAS, PRINCIPALMENTE SENSACIOLNALIDTAS, COMETEM EQUÍVOCOS TODO O TEMPO). MARCUS MENNA ESTEVE MORTO POR 20 MINUTOS, CONSIDERANDO QUE PERDEMOS 10% DAS FUNÇÕES CEREBRAIS A CADA 3 MINUTOS EM QUE O CÉREBRO FICA SEM OXIGENIO, ELE DEVERIA PELO LÓGICO, ESTAR COM 70% DE SUAS FUNÇÕES PARALISADAS.ELE SUBIU AO PALCO E CANTOU GRANDES SUCESSOS, COMO UMA CARTA, 'U' QUE FAZER, AMANHA NÃO SE SABE, LS JACK LS JACK, NÃO CHORES MAIS, OS COVERS MEU ERRO E SERÁ, ALEM DA JA CITADA CARLA. CASO VOCÊ NÃO CONHEÇA ESSAS MÚSICAS, FICA ÓBVIA SUA 'CULTURA MUSICAL',DAÍ NEM PERCO MEU TEMPO NÉ.. A VOLTA DO MARCUS É UM MILAGRE P CIENCIA, E ELE ESTA VOLTANDO COM MTA GARRA E SE SUPERANDO A CADA DIA; ELE CANTOU E ENCANTOU, VIBROU, E O MAIS IMPORTANTE,SOUBE CONDUZIR LINDAMENTE O ESPETÁCULO QUE TODOS PUDERAM ASSISTIR ADMIRADOS.COM CTZ VALEU MINHA VIAGEM DE 700 KM P VER A BANDA.

    ResponderExcluir
  8. RETIFICANDO: "Mas dinheiro algum poderia pagar a chance de assistir ao retorno daquela que já foi uma das melhores bandas do país". FOI A COISA MAIS CERTA Q VC DISSE. AFINAL, N SEI SE VOCÊ TEM OUVIDO RADIO ULTIMAMENTE, MAS NADA SE SALVA...NADA!

    ResponderExcluir
  9. "Um jovem Foca enfrentando as dificuldades de iniciar no Jornalismo."

    Pela sua descrição está claro porque encontra dificuldades na profissão. Texto pobre, sem informação, mal escrito e equivocado. Realmente, meu caro, se continuar assim você vai continuar encontrando muitas dificuldades pela frente. Que o exemplo do LS Jack lhe sirva de alguma lição, uma banda de TALENTO que apesar de todas as dificuldades que a vida impôs soube com garra e coragem voltar a fazer o que ama da MELHOR MANEIRA POSSÍVEL.

    Fica a dica.

    ResponderExcluir
  10. Renan Silva, você como "jovem jornalista" deveria ter mais cuidado ao escrever um artigo como este. Primeiro, porque tem informações erradas e você não está bem informado sobre o que aconteceu durante estes 6 anos. Além disso, o desempenho do vocalista é surpreendente a cada apresentação. Você apenas fez uma crítica ao show, sem considerar toda a essa luta.

    Você tem que saber que o Marcus Menna está MUITO feliz de estar voltando aos palcos com sua banda. Ele ficou com graves sequelas na cordenação motora #fato. Mas duvido que você encontre alguém que passou pelo que ele passou que tenha ao menos conseguido voltar a andar e falar.

    É precido mais responsabilidade, jovem jornalista. Esse é um momento especial.

    ResponderExcluir
  11. Poxa e lamentavel, que vc se diz ser um jornalista totalmente sem etica e sem qualquer tipo de humanidade, o car ficou em coma lutou para se formar em musica, esta novamente fazendo o que ama...

    ResponderExcluir

Jovem Foca