quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Tenha um natal mais feliz

Quando criança, sempre quis escrever uma carta ao Papai Noel. Mas minha cabeça infantil se questionava se as cartas poderiam realmente chegar tão longe. Afinal, será que aquele carteiro bondoso que deixava a correspondência lá em casa, iria mesmo até o Polo Norte apenas para entregar minha cartinha? Então, nunca escrevi a tal carta. Na verdade, sinto que aquela magia do natal está morrendo em mim. Sinto saudades do tempo em que um pinheiro iluminado e carregado de enfeites e presentes me encantava. Saudades do tempo em que acreditava, realmente, que "seja rico ou seja pobre o bom velinho sempre vem". Acredito que o fato de crescer e conhecer a realidade, saber que há crimes nas ruas, políticos desviando verbas públicas, mulheres que usam nomes de frutas para vender a imagem de seu corpo, tudo isso me fez perder a crença de que as coisas podem ser diferentes. Entretanto, aquilo que muitos chamam de "espírito de natal", revive, a cada ano, em muitas crianças. Muitas não, milhares, milhões. Para quem duvida, basta fazer uma rápida visita ao posto de correio mais próximo. Crianças escrevem para o Papai Noel, na esperança de que o futuro possa ser diferente. Tudo que falei até agora, foi apenas para reforçar minha dica: tenha um natal mais feliz. Como? Basta adotar uma cartinha no correio. Muitos não têm noção dos pedidos que são realizados. Crianças pedem um simples panetone para terem o que comer na virada do dia 24. Outras pedem um par de tênis "pode ser usado", dizem elas. Enquanto muitos de nós estaremos em nossas casas, saboreando uma bela ceia, ou festejando em algum lugar, qualquer lugar, crianças sorriem pelo simples fato de poderem comer uma fatia de panetone, ou por sentirem a alegria de abrir um presente. Ele não precisa ser colocado em baixo de um pinheiro. Não há necessidade de luzes coloridas ou enfeites. A única alegria é saber que eles também puderam festejar esse natal. Não quero que ninguém se sinta culpado. Não estou dizendo para não aproveitarem seu natal, ou deixarem sua ceia de lado. Seria hipocrisia de minha parte, já que também irei festejar. A única coisa que digo, que ressalto, e que peço, é que adotem uma cartinha. O melhor presente que se pode ganhar no natal é a satisfação de saber que você fez uma criança sorrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem Foca