terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Um pouco de Faustão

Essa semana, um e-mail que li chamou bastante minha atenção. O assunto já é velho, e talvez batido. Mas o fato de ainda estar circulando por e-mail me deixou intrigado. O e-mail continha uma transcrição de uma palestra do apresentador Fausto Silva na Semana da Comunicação em Porto Alegre, em 7 de novembro de 2007. Abaixo a transcrição:

Domingão
- Esse horário é jogo duro, o cara tem que agradar pai, mãe, nona, cachorro ta todo mundo vendo TV no domingo de tarde. Por isso não posso ser arrogante e querer dar uma de intelectual, tenho que ser cúmplice do público, levar pra lá o que ele quer ver. Se fosse por mim, 90% dos artistas que cantam no programa não iriam, não tocam na minha casa. Sabe por que existe espingarda de dois canos? Pra matar dupla sertaneja. Agora, tem que ter o limite entre o popular e o apelativo. Podem ver, todos os programas que partiram pra apelação pura saíram do ar.. O próprio público abandona.
 

Big Brother
"Eu acho uma desgraça, ruim, uma merda mesmo. O Big Brother é um fenômeno que só faz mal pra televisão, dá a impressão de que todo mundo que trabalha no meio vive de festa, é vagabundo. Além do mais, o programa deveria mostrar todas as camadas sociais, fazer um confronto mesmo. Em vez disso bota lá garotão com garotona pra ver quem vai se pegar. Olha o Alemão, o cara é simpático e tal, mas saiu do BB e foi dançar no meu programa. O que aconteceu? O próprio público mandou ele pra casa. Depois foi pro Fantástico e só fez merda."
 

Novelas e panelas
"Acho novela um troço horrível, não assisto. Aliás, se tivesse que ser pago pra ver televisão eu queria o dobro do que ganho. Não que eu ache novela mal feita, mas tem um problema de ritmo: ou é muito lenta, ou muito afobada. Além do mais, hoje em dia o autor manda mais do que o diretor, então sempre escala os mesmo atores, é uma panela. Aí fica só aquele chiadinho carioca, um saco mesmo".
 

Independência RS
"Acho que o Rio Grande do Sul tinha mesmo era que se separar do Brasil, falando sério. Vocês têm aqui um nível de educação superior, além de uma série de outras coisas. O gaúcho tem uma qualidade que falta ao Brasil, ele sabe se posicionar, toma partido, tem um talento nato pra isso. No resto do país é todo mundo em cima do muro, o que é péssimo em todos os sentidos. Falando como paulista, garanto: a maioria dos brasileiros tem inveja dos gaúchos."




Confesso que até hoje me questiono se essas falas são de fato do Faustão. Mas acredito na veracidade da história. Até porque, antes de se tornar o apresentador mais chato do Brasil, ele foi um jornalista de renome. Além disso, é inegável que ele tem um nível cultural respeitável e que sabe o que diz. De qualquer forma, ganhou um pouco do meu respeito, e porque não, minha admiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem Foca