quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Manual do Estagiário - Capítulo III

Seu chefe mente

É triste, é desolador, chega a ser cruel. Mas é a pura verdade, caro estagiário. Seu chefe mente. E mente muito. Na verdade, ele mente o tempo inteiro. E o pior: te força a mentir também. As mentiras começam antes mesmo de sua admissão, no meio da entrevista. Diz ele: "Trabalhar aqui na empresa é fantástico, você vai se sentir em casa (até porque, você só vai viver para trabalhar). E os colegas serão como irmãos (você brigará com eles o tempo todo)." Depois de assinado o contrato, começam as mentiras menos veladas.

As primeiras semanas serão de puxa-saquismo, mas basta chegar o primeiro feriadão para tudo mudar.  Primeiro porque, para você, não existe feriadão. Seu chefe estará em Angra dos Reis (com aquela estagiária gostosa em quem você já está gamado) enquanto a turma de estagiários da firma ficará cumprindo hora extra. "Não se preocupem, vocês vão receber por trabalhar no feriado". Ele apenas não conta que o pagamento é em banco de horas que você poderá usar caso precise, em algum dia, por motivo de doença. Mas é lógico que terá de comprovar a doença com atestados de 3 médicos diferentes. No mínimo.

Mas, se serve de consolo, seu chefe não mente apenas para você. Mais do que isso, ele mente para outras pessoas além de estagiários. Ou melhor, ele te faz mentir por ele. Quando liga aquele fornecedor chato, por exemplo. É você quem deve inventar a desculpa, criar viagens para o Uzbequistão ou mortes de parentes distantes. E quando ligam os credores então! Seu trabalho, enquanto estagiário eficiente e disposto a mostrar serviço, é limpar a imagem daquele que paga teu (ínfimo) salário. Sem contar todos os jantares de negócio marcados na agenda dele para enganar a esposa, enquanto ele se esbalda em algum motel de luxo com a gostosa da estag... Bem, você já sabe. E se quer parar de ouvir, ler, viver mentiras, não pergunte sobre o aumento que ele prometeu há 6 meses ou sobre suas férias vencidas. É inútil. E eu avisei. É triste, é desolador, chega a ser cruel. Mas é a mais pura verdade.

Para ler o capítulo anterior, clique aqui.
Para ler o primeiro post da série clique neste link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem Foca