segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Manual do Estagiário - Prefácio

Sorriso no rosto, olhar inseguro, mas com postura confiante. Ali está, seu primeiro emprego, um estágio na área em que sempre sonhou (ou nem tanto assim). Os chefes são sempre fantásticos e inteligentes. A equipe de trabalho mostra-se unida e disposta a ajudar-lhe em tudo. Sem contar que, pela primeira vez na vida, você terá um cartão de crédito que não depende do dinheiro do seu pai, mas do seu próprio suor. Sua vida de estagiário não poderia começar melhor.

Mas não se engane, meu amigo. Tudo não passa de fachada. Logo você vai perceber o quanto era feliz desempregado. Aquele colega simpático, gente boa e camarada, que se dispôs a te ensinar cada etapa do trabalho em seu primeiro dia, vai pensar que é teu chefe e começará a tratá-lo como um simples ajudante. Aquela estagiária gostosa do setor ao lado JAMAIS dará bola para você. O tempo mostrará que a genialidade de seu chefe é bastante limitada. E logo o pobre estagiário vai entender que, apesar de o estágio ser remunerado, ele ainda dependerá do dinheiro de seu pai.

Mas, mesmo com tantas dificuldades, como o estagiário pode sobreviver nesta selva em meio a tantos animais irracionais? Bom, o primeiro passo é saber que a culpa - independente do que aconteça - sempre será sua. De resto, só o convívio diário e o trabalho árduo podem ensinar. Mas a partir deste manual você saberá o que fazer (e principalmente, o que não fazer) em determinadas situações. Toda semana um novo mini-capítulo será lançado com alguma situação fictícia (ou não) sobre o seu universo, caro estagiário. E o melhor de tudo, você não precisará gastar um centavo da merreca que recebe para ler todas essas besteiras. 
 

PS: Esse texto não passa de ficção escrota e barata, e qualquer semelhança com o energúmeno do seu chefe ou com o FDP do seu colega é mera coincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem Foca