segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Manual do Estagiário - Capítulo I

Perigo nas redes sociais

Você não imagina o quanto pode ser perigoso usar seu Orkut, Facebook, Twitter ou LinkedIn. As pessoas  (principalmente os jovens mais desmiolados que após alguns meses de estágio ficam desiludidos com o mundo) têm a mania de pensar que "xingar muito no twitter" vai resolver sua vida. Mas cuidado com o que você twittar. Chamar seu chefe de porco chauvinista (por mais que ele realmente seja) pode custar seu emprego. Exibir fotos no orkut em que você está agarrando a filha (menor de idade) do porc... digo, do seu chefe, também pode resultar na sua demissão. E lembre-se, você é apenas um estagiário, sem direito a benefício algum caso seja demitido.

Outra coisa que não funciona é entrar em comunidades do tipo "Eu odeio meu chefe", "Eu odeio trabalhar na segunda-feira" ou "Quero pegar a coroa do meu chefe" (essa última está terminantemente proibida). Você pode clamar pelo direito de expressão, de usar seu orkut da forma que bem entender. Mas seu superior também usará o direito que ele possui de não ter você como empregado. E não adianta passar o dia choramingando no facebook que você não aguenta mais esse dia, que está morrendo de sono, trabalhando por dois, etc. Primeiro porque isso não aumentará sua popularidade. Segundo porque, quanto mais você reclamar que trabalha demais, mais trabalho surgirá. É a Lei de Murphy. É bom acostumar-se desde cedo com a ideia de que seu chefe JAMAIS vai dizer "nossa, você tem trabalhado muito. Tira uma folga amanhã".

Por fim, uma dica para quem trabalha diretamente com a internet e mídias sociais. Cuidado com o que você posta no seu perfil. Cuidado principalmente na hora de averiguar se o perfil em que você está postando alguma "piadinha" é realmente o seu ou o da empresa. Erros assim acontecem, é humano, ou melhor, é sempre coisa de estagiário. Aquela frase infeliz da @MEC_Comunicacao, por exemplo, é o tipo de erro causado pela euforia de um estagiário. Agências de publicidade que reclamam de clientes no twitter, sempre têm o dedo de um estagiário. É verdade que os clientes merecem a reclamação na maioria dos casos, mas ainda assim, quem você acha que seria dispensado pelo dono da agência?

Resumo: Você pode até se considerar vítima das circusntâncias, mas o resto da humanidade não está nem aí pra isso. E sim, seu chefe, com certeza, é o responsável pela fome na África. E se um dia você deixar de ser estagiário e se tornar chefe, você também será o culpado por todas as dores do mundo.

PS: Esse texto não passa de ficção escrota e barata, e qualquer semelhança descritiva com o FDP do seu chefe ou exemplos de erros que você já tenha visto na sua cidade, é pura coincidência.

Para ler o primeiro post da série clique neste link.

Um comentário:

Jovem Foca