segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Momentos de Enart

Cai na pauta por acaso. Na última edição da cadeira de telejornalismo desse semestre, topamos desafios diferentes. Algumas pautas polêmicas, outras mais amenas. Minha pauta ainda é uma incógnita (embora eu já tenha algum material produzido). Mas a matéria que realmente me atraiu foi a da colega Marluci Drum. O objetivo da pauta era bem simples, a princípio: falar sobre os bastidores do Enart, o maior encontro da cultura gaúcha.

Foi na terça-feira, dia 16. Após um dia de trabalho, cheguei em casa e me fui, como de costume, para o computador. A Marluci me chamou, desesperada, no MSN. Ela precisava de um câmera para gravar o último ensaio do CTG Lanceiros de Santa Cruz antes do Enart. Como eu já disse, cai na pauta por acaso. Mas só eu sei o quanto isso tudo foi fantástico. Começou com o acolhimento que recebemos. Os olhares desconfiados, do início, logo transformaram-se em simpatia e sorrisos.

A segunda etapa foi na sexta-feira. Fomos para a pousada em que o pessoal do CTG estava hospedado, em retiro. Acompanhamos cada momento que precedeu a primeira apresentação do grupo, na fase classificatória para a grande final. Cada história, cada sonho, cada momento registrado. Era como se já fossemos todos velhos amigos, conhecidos de outros tempos, mesmo sem nunca termos visto nenhum deles antes do ensaio de terça-feira.

O desafio do último dia começou cedo. Entre confusões sobre horário, telefones que não chamavam e fitas  faltando, impedindo que completássemos as gravações, o dia foi uma grande correria. Mais do que a performance dos dançarinos, a intenção era captarmos a emoção à flor da pele de cada um deles. Lágrimas nos olhos, sorrisos comedidos e, de certa forma, temerosos, aguardando o resultado. E por fim, a emoção, o choro de quem batalhou por um sonho e o viu realizado.

Logo você vai conhecer a história do Aquiles, da Cris, do Rodrigo, da pequena Manú, e de tantos outros peões e prendas que fizeram parte da história dessa 25ª edição da festa tradicionalista. O espetáculo do Enart você já viu, mas só aqui saberá como foram os bastidores, os momentos de tensão e euforia daquele que, pela primeira vez, sagrou-se um dos 3 melhores grupos de dança tradicionalista do estado.

PS: A Bruna e o Augusto nos acompanharam em todos os momentos da reportagem. Quando não podiam estar pessoalmente, estavam por telefone. Todos os problemas que tivemos e as dificuldades, eles nos auxiliaram. Foram os melhores produtores que podíamos ter e, certamente, a matéria não sairia sem a ajuda deles.

3 comentários:

  1. Eu tbm sei como foi tudo isso... mas meu nome nem aparece ai!!! =/
    Repensarei se entrarei a próxima madrugada gravando com vocês. hãããmmm

    ResponderExcluir
  2. Realmente. Escrevi no calor do momento e deixei passar o detalhe mais importante da matéria, que foi o apoio teu e do Augusto. Mas já está lá, corrigido. Mais uma vez, meu muito obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  3. Que querido!!! Mas, estamos ai pra isso!!! :D

    ResponderExcluir

Jovem Foca