terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Uma revista masculina diferente

Uma das melhores coisas que tenho lido ultimamente é a Revista Alfa. A publicação mensal do Grupo Abril nasceu no fim de 2010, possui um público bastante específico e uma equipe que concentra-se na produção de uma revista impressa e de uma versão da mesma para iPad - levando em conta os recursos disponíveis no tablet.

Com o slogan "Inteligência, boa vida, elegância e atitude", Alfa dá dicas do público ao qual direciona-se - em geral, homens com certa estabilidade financeira e profissional, com um padrão cultural elevado e bem resolvidos em todos os aspectos possíveis.

Suas capas lembram, até certo ponto, as da mítica Revista Realidade. São fotos de grandes personalidades que resumem o tema central de cada edição.Foi assim com Galvão Bueno (em uma alusão à piada que tomou conta do mundo), Steve Jobs (as vésperas da chegada do iPhone 4) e com Ronaldo (sobre a aposentadoria e os futuro com a empresa de marketing).

Em geral, as pautas são bem elaboradas e diferenciadas. Um exemplo é uma das chamadas de capa da 1ª edição, em setembro de 2010: "Por que Marcelo Tas é o nosso candidato a presidente". Em outra capa, desta vez na edição de novembro de 2010, Alfa traz a seguinte chamada: "Exclusivo: 'Peço desculpas' - Bernardinho e o jogo em que o Brasil entrou para perder". Por tudo isso, foi eleita a melhor revista masculina do Brasil em 2011, mesmo sem utilizar fotos de mulheres nuas.

Mas a revista também tem alguns pontos negativos. O primeiro, ao meu ver, refere-se ao conteúdo e a linguagem do impresso e do digital. Não posso afirmar que todo, mas ao menos boa parte do conteúdo é o mesmo nas duas plataformas, apenas agregados com recursos multimidiáticos. É claro que isso é o mais lógico a se fazer. Mas ainda considero que seria interessante buscar um diferencial para o produto no iPad para além da plataforma em si.

Quer dizer, se você lê uma revista no tablet, o mínimo que se espera é uma galeria de fotos, alguns vídeos, alguns links, talvez algum infográfico interativo. Mas falta um diferencial, e isso não é apenas na Alfa, mas em todas as revistas brasileiras para iPad que conheço. Por que não produzir então uma reportagem especial diferente para o tablet? Talvez uma pauta exclusiva para a versão digital, com uma capa extra que chame exclusivamente para essa reportagem? Sei lá, é só uma ideia.

O segundo ponto negativo é o preço. É claro que, considerando-se o público alvo, 10 reais para a versão impressa é um preço bastante justo. Mas 7 dólares pela versão para iPad? Esse é um hábito ainda bastante constante e irritante nas revistas brasileiras para tablet - colocar um preço maior do que o da versão impressa.

Estou estudando revistas em tablets e posso afirmar, com bastante tranquilidade, que mesmo com os gastos com servidor, desenvolvimento, manutenção do sistema e outros que surgem com o veículo em meio digital, não há maneira de uma revista para iPad demandar mais gasto do que uma impressa. É claro que o público ainda é bastante restrito, mas revistas que praticam preços desta natureza não podem queixar-se por terem poucos leitores na versão para tablets.

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